Projeto Dengue
Autor: Direção e Supervisão da Escola Municipal Interventor Noraldino Lima
Co-autores: Professores do 1º ao 5º ano
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental
Componente Curricular:
Língua Portuguesa – Leitura e Escrita
Matemática – Tratamento da Informação
Ciências – Textos informativos e pesquisas
Dados da aula:
A proposta de trabalho será voltada para a busca de informações através de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais para que o aluno formule hipóteses e seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para a produção de sl]ides, gráficos, simulados e produções de texto com autonomia.
Duração das atividades: 7 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
Conversa informal sobre a dengue: O que as crianças sabem sobre a dengue, qual o causador, quais as medidas de prevenção.
Estratégias: Leitura de panfletos, textos, questionamentos.
Aula 1: Fazer uma roda de conversa com os alunos e deixar que todos falem sobre o que sabem sobre a dengue. O que cada um juntamente com sua família tem feito para prevenir a transmissão da doença etc.
Explicar que a toda escola participará de um projeto que tem como finalidade conscientizar toda a comunidade sobre os problemas e sugerir algumas medidas de prevenção da dengue.
Apresentar alguns recursos no laboratório de informática e pedir sugestões para as crianças.
Aula 2: Depois de decidido por alunos e professores, o produto final de cada turma, o professor deverá disponibilizar diversos tipos de informação para que possam ter clareza e segurança para realizar as atividades no laboratório de informática.
Aula 3: No laboratório de informática, os alunos deverão fazer pesquisas, assistir vídeos, fazer atividades (quiz) sobre o assunto.
Aula 4: Em sala de aula fazer os agrupamentos produtivos e colocar no papel o que será feito no laboratório de informática. Ex.: Fazer os rascunhos de gráficos, tabelas, conteúdos que serão colocados em cada slide, panfletos, perguntas de múltipla escolha, notícias e conteúdos que serão colocados no jornal etc.
Aula 5: Iniciar o trabalho no laboratório de informática com cada turma utilizando os programas de acordo com o produto final escolhido por cada turma.
Aula 6: Decidir com as crianças como os trabalhos serão apresentados para a própria turma e demais turmas da escola, bem como para a comunidade.
Aula 7: Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação:
A avaliação se dará de forma conceitual e processual em todo momento das atividades desenvolvidas, tanto em sala de aula quanto no laboratório de informática. Utilizar os dados coletados no início do projeto e fazer um comparativo com questionamentos realizados durante as atividades. Observar principalmente se o projeto proporcionou uma mudança de atitude pelos alunos juntamente com suas famílias.